
Você pode não acreditar, mas é coincidência o Scale Composites Pond Racer entrar para nossa enciclopédia no Star Wars Day. Isso porque o avião de corrida tem toda cara de um caça estelar dos filmes. O ex-aviador Bob Pond contratou o projetista Burt Rutan para desenhar um novo avião de corrida. Pond estava preocupado com o elevado número de acidentes que, além de matar os pilotos, destruíam antigos aviões da Segunda Guerra. Como o projeto é de Bob Rutan, o Pond Racer tem um desenho incomum. E alia novos materiais com uma aerodinâmica incrível.
O avião tem dois motores instalados nas asas. Inclusive, a cabine de comando se encaixa no meio do bordo de fuga da asa. A estrutura dos motores se estende até o final da aeronave, se juntando ao estabilizador horizontal. Como todo projeto de Bob Rutan, o Pond Racer tem um desenho bem incomum. E é um avião ao mesmo tempo leve e resistente. Toda sua estrutura é feita de materiais compósitos, kevlar e fibra de carbono. E seus dois motores deveriam produzir 1000hp. No entanto, não passaram dos 600hp.
Ainda assim, o avião chegava a 643 km/h. Mais do que apropriado para as corridas para as quais ele foi desenhado. No entanto, o único Pond Racer teve um final trágico. Em 1993, durante a qualificação de uma corrida, o motor direito começou a vazar óleo e, em pouco tempo, parou de funcionar. O piloto Rick Brickert tentou pousar o avião de barriga, mas ele passou da área que deveria parar e se chocou contra um terreno acidentado. O piloto morreu na hora e os projetistas desistiram do modelo.
Dados técnicos
Scale Composites Pond Racer – 1990 – Estados Unidos
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 6,09 m
Envergadura: 7,74 m
Peso vazio: 1.588 kg
Peso operacional: 1.878 kg
Motor: 2x Electramotive VG-30, 600 hp (450 kw)
Velocidade Máxima: 643 km/h