
O Lavochkin LA-156 foi um dos primeiros aviões a jato da União Sovíetica. No fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados pegaram toda tecnologia de ponta que a Alemanha tinha. E uma das tecnologias mais usadas foi a dos aviões a jato. Os alemães fizeram o Messerschmitt Me-262 e, a partir dele, surgiram diversos aviões civis e militares no mundo inteiro. Como o soviético LA-156.
Olhando atentamente, o avião não é tão estranho. A fuselagem lembra a de muitos outros caças a jato. Assim, o diferencial é o motor instalado abaixo da fuselagem. O grande motor RD-10, desenvolvido a partir do alemão Junkers Jumo 004, primeiro motor a jato da história deixa o visual do avião diferente. Os soviéticos foram melhorando o motor, chegando a instalar nele a pós-combustão. Dessa forma, mais combustível é jogado após a câmara de combustão, aumentando a potência do motor. Isso aumentou a velocidade maxima de 40 a 70 km/h a mais que nos modelos anteriores.
Enfim, o Lavochkin LA-156 foi parte de uma série de estudos que a fabricante fazia nos anos 40. Dessa forma, nunca passou da fase de protótipo. Outros modelos nasceram a partir dele, no entanto, nunca chegaram a entrar efetivamente em ação.
Dados técnicos
Lavochkin LA-156 – 1947 – URSS
Tripulação: 1 piloto
Comprimento: 9,12 m
Envergadura: 8,52 m
Peso vazio: 2.398 kg
Peso máximo de decolagem: 3.521 kg
Motor: RD-10F turbojato com pós combustor
Velocidade máxima: 905 km/h
Teto operacional: 10.700 m
Alcance: 660 km


