
Nesta quarta-feira (20), a Embraer entregou o último caça AF-1B modernizado à Marinha do Brasil. No total, a Embraer modernizou sete caças da Marinha: cinco AF-1B e dois AF-1C.
AF-1 é a forma como a Marinha chama os caças McDonnell Douglas A-4 Skyhawk. A fabricante criou o modelo ainda na década de 1950, para a Marinha dos Estados Unidos. Desde então, são usados no mundo inteiro. Aqui no Brasil, eles chegaram no fim dos anos 1990 e operavam no Porta-Aviões São Paulo. Depois que o navio aposentou, eles passaram a operar na Base Aérea de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.
Modernização
De acordo com a Embraer, os aviões receberam novos sistemas de navegação, armamentos e geração de energia. Além disso, agora contam com novos computadores, comunicadores e um moderníssimo radar de última geração. Os aviões ainda passaram por uma renovação da fuselagem e asas para aumentar a vida útil. A modernização aumenta a consciência situacional dos pilotos e os adequam à uma aeronave de combate moderna.
Além disso, a Embraer fez para a Marinha um simulador de voo de alta fidelidade. Dessa forma, os pilotos poderão treinar a operação dos aviões, podendo voar com maior segurança. A Marinha ainda recebeu estações de briefing e debriefing, para aumentar a eficácia e diminuir o custo do planejamento de missões.

Enfim, quer receber mais informações sobre aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok


