Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

FAB assina contrato para receber dois Airbus A330

contrato para receber dois Airbus A330
Os novos Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira vão servir em missões de transporte e reabastecimento (divulgação/Força Aérea Brasileira)

Na última segunda-feira (20), a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a assinatura de um contrato para receber dois Airbus A330. Os aviões vão cumprir missões de transporte de passageiros e cargas, além de reabastecimento aéreo. Além disso, poderão atuar em missões de resgate médico ou humanitárias, como os KC-390 recentemente indo buscar refugiados da Ucrânia. O contrato é de 80 milhões de dólares, ou 375 milhões de reais.

A Azul ganhou a licitação e, dessa forma, vai ceder as duas aeronaves para a FAB. Um dos aviões, o antigo PR-AIS, havia voado na Avianca Colômbia e Avianca Brasil, antes de ir para a Azul. A outra aeronave nem chegou a voar pela companhia de Campinas. Depois de passar pela Avianca Colômbia, veio para a Avianca Brasil, onde voou até o fechamento da empresa, em 2019. Na Força Aérea, elas vão ter as matrículas FAB 2901 e FAB 2902, e vão voar pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, baseado no Galeão.

Um dos novos aviões da FAB é o antigo PR-OCK, que não voava desde a interrupção dos voos da Avianca Brasil em 2019 (foto: Lucas Conrado)

Substituindo o Boeing 707

Ao longo da história, apenas um avião pôde cumprir essa variedade de missões, o KC-137. Em 1986, o governo do presidente José Sarney comprou um Boeing 707 da Varig, e o converteu para diversas missões. O avião voou pela FAB até 2003, quando foi aposentado. Desde então, a Força Aérea ainda utilizou o Boeing 767, denominado C-767 para missões de transporte de cargas e tropas. O governo brasileiro chegou a tentar uma nova licitação para o C-767, no entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou os valores do leasing. De acordo com o TCU, seria mais barato comprar um Boeing 767 do que alugar.

Desde então, a principal aeronave multimissão da FAB é o KC-390. Os novos KC-30 (designação militar do A330) vão unir toda versatilidade do KC-390, com as capacidades operacionais do Airbus A330, que podem levar até 110 toneladas de combustível.

Enfim, quer receber mais informações sobre aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e Tiktok

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.