Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Bede BD-5 Micro

Bede BD-5 Micro
Devido ao design limpo e ao peso mínimo, o BD-5 alcanca 320km/h apesar do motor de 40 hp. (foto: Andi Siebenhofer/Wikimedia Commons)

Quando a gente pensa em construir um avião em casa, lembramos logo dos Lego ou dos kits Revell. Ou ainda podemos lembrar dos aeromodelos. No entanto, na década de 1970, a Bede Aircraft Corporation vendia um kit para que os compradores pudessem construir seu próprio avião em casa. Conheça minúsculo e ágil Bede BD-5.

Depois de trabalhar como engenheiro na Marinha dos Estados Unidos, Jim Bede começou a desenhar seus próprios aviões na década de 1960. Junto de seu pai, James, Jim começou a produzir kits nos quais os compradores montavam os próprios aviões. Ele acreditava que o que encarecia as aeronaves convencionais, era a mão de obra nas fábricas. Assim, se o próprio piloto montasse o avião em casa, acabaria pagando menos. E mais gente poderia voar. Portanto, ao longo dos anos, diferentes modelos foram lançados e em 1971, decolava o BD-5.

Bede BD-5 Micro

Apesar de ter construído um avião com motor, Jim Bede se inspirou no planador Schleicher ASW 15 para fazer o BD-5. Enfim, surgiu um avião bem diferente do planador e também de outros modelos que a própria Bede construía. O BD-5 parece um caça no qual o piloto voa quase que deitado, logo abaixo de um canopi de acrílico. Por conta do design simples, tem um arrasto mínimo, aumentando bastante sua eficiência e velocidade. Com um motorzinho de 40 hp, o avião atinge 320 km/h. Dessa forma, Jim Bede teve de instalar spoilers e flaps nas asas para diminuir a velocidade do avião nas descidas. Provavelmente, o BD-5 foi o primeiro avião leve a ter spoilers e flaps.

A alta performance do BD-5 também se explica pelos materiais que compõem o avião. Sua superfície é basicamente feita de fibra de vidro aplicada sobre placas de alumínio. Apesar de o recurso servir para facilitar a montagem, acabou diminuindo o peso do avião. Um BD-5 vazio pesa apenas 161 quilos. No fim das contas, Jim conseguiu o que queria: um avião fácil de pilotar bem como fácil de montar. Com exceção dos trens de pouso, que exigem uma solda, é possível montar um BD-5 usando ferramentas que qualquer pessoa tem em casa.

O jatinho de James Bond

Bede BD-5 Micro
BD-5J que James Bond pilotou em 007 contra Octopussy, de 1983 (foto: Lennart Guldbrandsson/Wikimedia Commons)

Custando menos de 3 mil dólares, o BD-5 foi um sucesso comercial. Em suma, a Bede vendeu mais de 5 mil BD-5. A partir de então, a Bede começou a desenvolver novas versões do BD-5 com motores mais potentes. Em 1979, a empresa lançou o BD-5J, versão a jato do avião. O jatinho ficou ainda mais popular em 1983, quando apareceu no filme 007 contra Octopussy. James Bond ainda voltaria a pilotar o avião em 007 – Um Novo Dia Para Morrer, de 2002.

Ao mesmo tempo que construía mais BD-5, a Bede desenvolvia novos aviões. Apesar de parecer algo interessante, isso causou o fechamento da empresa, ainda em 1979. Descobriu-se que o dinheiro que deveria ser usado para construir os novos kits já encomendados, ia para a pesquisa dos novos projetos. De repente, a Bede Aviation não conseguia mandar para os clientes os aviões que eles compraram. A justiça proibiu a Bede de receber novas encomendas e, sem a entrada de dinheiro, a empresa faliu.

Dados Técnicos

Tripulação: 1
Comprimento: 4,13 m
Envergadura: 6,55 m
Altura: 1,28 m
Peso vazio: 161 kg
Peso máximo de decolagem: 299 kg
Motor (versão final a pistão): Hirth dois cilindros e dois tempos de 70 hp
Hélice: 2 pás de madeira de 1,12 m
Velocidade máxima: 373 km/h
Velocidade de cruzeiro: 369 km/h
Alcance: 1.504 km

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.