
“Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão do compartimento superior”. Se você já voou de avião, com certeza já ouviu essa frase. Agora, imagina: rolou uma despressurização! E agora? O que pilotos e comissários fazem quando a pressão na cabine cai? A descompressão é igual ao que aparece nos filmes? Esse é o tema do vídeo de hoje!
É verdade que o avião infla quando voa? Clique aqui e leia um texto sobre isso!
Os aviões a jato modernos voam a uma altitude de 11 e 12 mil metros. Uma vez que o ar é muito rarefeito naquela altitude, o avião consegue voar mais rápido e consumindo menos combustível. Isso ocorre já que o atrito com o ar diminui. Além disso, os aviões voam tão alto pois a maioria das nuvens de chuva se concentram a até 8 mil metros. A chance de pegar uma turbulência tão alto é menor.
No entanto, voar muito alto também tem seus custos. Conforme acabamos de falar, o ar lá em cima é muito rarefeito. Logo, é impossível respirar àquela altitude. Além disso, faz muito frio. Enquanto você voa confortavelmente, lá fora faz até -50 graus celsius! Por isso, os aviões são tão bem vedados. Mas, e se a vedação falhar? E se houver a descompressão? Confira no vídeo abaixo o que acontece nesses casos!

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.