Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Primeiro jato executivo Falcon 6X chega ao centro de conclusão da Dassault nos Estados Unidos

A fabricante francesa de aeronaves Dassault Aviation transportou o Falcon 6X, seu primeiro jato executivo extra widebody para o centro de conclusão da empresa em Arkansas, Estados Unidos. (Imagem: Dassault Aviation) 

O jato, atualmente registrado como F-WZOC (número de série 5), decolou do local de produção da Dassault em Merignac, na França, para suas instalações em Little Rock, nos Estados Unidos, em 28 de janeiro de 2022, anunciou o fabricante. A chegada do Falcon 6X marca outro marco para a empresa, com o jato previsto para entrar em serviço ainda este ano. 

Eric Trappier,CEO da Dassault Aviation, disse que o fabricante está focado em levar o jato para a certificação.  

Em comunicado nesta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, a Dassault Aviation disse: “As equipes em Little Rock estão se preparando há meses antecipando a chegada do primeiro Falcon 6X com novas soluções de engenharia que visam acelerar o ciclo de conclusão e entrega. Uma equipe de resposta técnica 6X dedicada realizou testes de robustez e ciclo em equipamentos e componentes na preparação da fabricação. Os engenheiros também projetaram processos que permitirão a instalação única em interiores, reduzindo ainda mais o tempo de conclusão.” 

 (Imagem: Dassault Aviation) 

Três jatos executivos Falcon 6X estão programados para realizar testes de voo, incluindo um único jato que está passando por testes climáticos extremos e de resistência. Mas uma quarta aeronave, o demonstrador Falcon 6X, já foi equipado com um interior completo e deve fazer seu primeiro voo até o final do primeiro trimestre de 2022. O jato demonstrador realizará uma campanha global onde provará “a plena maturidade do sistemas de aeronaves”, anunciou o fabricante francês. 

O Falcon 6X foi lançado em dezembro de 2017 como uma versão ampliada de seu sucessor, o Falcon 5X twinjet, cujo desenvolvimento foi cancelado no início de 2017 devido a riscos técnicos com seu motor Safran Silvercrest. 

 (Imagem: Dassault Aviation) 

Enquanto o novo jato executivo é amplamente baseado no Falcon 5X, com a mesma seção transversal da fuselagem que seu antecessor, o Falcon 6X tem uma fuselagem frontal estendida, tornando sua cabine 51 centímetros mais longa que a do 5X . 

O recém-chegado está pronto para entrar na classe de jatos executivos de grande e longo alcance com a mais ampla cabine de aeronaves corporativas, com 2,58 metros.  

Com uma cabine que equivale a 12,3 metros de comprimento e 1,98 metros de altura, o 6X pode levar 16 passageiros a bordo.

O Falcon 6X também tem a vantagem dos motores Pratt & Whitney PW812D, que receberam um certificado de tipo pela Transport Canadá em novembro de 2021, após completar mais de 4.900 horas de testes. O motor turbofan fornecerá ao jato o peso máximo de decolagem de 35.135 kg (77.459 libras) e permitirá que ele atinja uma velocidade máxima de Mach 0,90 (1.103 quilômetros por hora) com um alcance operacional de 10.200 quilômetros (5.500 milhas náuticas). ).  

 (Imagem: Dassault Aviation) 

A aeronave também se destaca pelos reforços feitos em seu sistema de combustível. O Falcon 6X será o primeiro jato executivo da Dassault a ser equipado com um sistema de inertização de nitrogênio. 

A partir de 2021, o custo médio do Falcon FX totalmente equipado foi de US$ 47 milhões (aproximadamente R$247 milhões no câmbio atual). 

Em 2018, circularam relatos de que, após a entrada de serviço planejada para o final do ano, o fabricante planeja lançar uma variante maior e de maior alcance do 6X dedicada a competir com dois fortes rivais: o Bombardier Global 7500, que possui uma gama de 14.300 quilômetros (7.700 milhas náuticas), e Gulfstream G650ER, que é capaz de um alcance de 13.900 quilômetros (7.500 milhas náuticas).  

Fonte: AeroTime 

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.