Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como são feitos os TESTES em AVIÕES?

Vocês já devem ter perdido as contas de quantas vezes eu falei aqui no canal sobre o nível elevadíssimo de segurança da aviação comercial e principalmente das aeronaves comerciais modernas.

Essa segurança, além da redundância, que é a duplicação ou triplicação dos sistemas importantes para o voo, vem principalmente da confiabilidade de tudo que vai instalado em uma aeronave. E para garantir essa confiabilidade não tem segredo: uma fabricação totalmente controlada e testes Muitos testes.

Se eu fosse contar para vocês todos os testes que são feitos, desde o projeto, até o voo da aeronave em uma companhia aérea, o episódio ficaria mais longo que uma maratona das 32 temporadas dos Simpsons, mas vamos conhecer alguns deles.

Os testes em alguns componentes começam antes da ideia de se iniciar o projeto do avião.

Mas como assim? Vamos pegar como exemplo aquela luz vermelha que vai na ponta da asa esquerda dos aviões. Obviamente o projetista não vai pedir para fabricar uma lâmpada exclusiva para o seu avião, pois fica caro, e vai utilizar uma já existente.
Essa lâmpada tem de estar funcionando em um temperatura próxima de 60 graus Celsius (imagine o avião estacionado no sol em Dubai) e depois de alguns minutos ela estará a menos 56 graus Celsius em voo de cruzeiro ou pernoitar em um aeroporto com neve. E o fabricante tem de garantir que ela funcionará por um número considerável de horas e que não causará danos ao avião em caso de algum defeito, E como ele garante isso? Através de testes.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.