Aí onde você mora tem aeroporto? Se tiver, ele recebe voos comerciais? Internacionais? Será que ele tem uma das pistas mais compridas do Brasil? Vem com a gente para o ranking com as cinco pistas de aeroporto mais compridas do país!
1. 02/20 de Gavião Peixoto (SP)

Se eu te falar que a pista mais comprida do país não é de um aeroporto que recebe voos comerciais, você acredita? Pois é, o Aeroporto de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo é o aeródromo de testes da Embraer. Então, pra ter espaço mais do que de sobra para os aviões decolarem, pousarem, testarem rejeição de decolagem, entre outros pontos, o aeroporto conta com uma pista que mede nada menos do que 4.967 metros. Para você ter uma ideia, no mundo, só existem quatro pistas mais longas do que Gavião Peixoto.
2. Pista 10/28 do Galeão (RJ)

A maior pista do Brasil que recebe voos comerciais é a 10/28, localizada no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o famoso Galeão. De uma cabeceira a outra, ela mede incríveis 4 quilômetros! Assim, ela tem espaço até de sobra para receber os maiores aviões que pousam no aeroporto, como os Boeing 747-8, Airbus A350, bem como eventuais Airbus A380 e até Antonov AN-124. Normalmente, a 10/28 recebe as decolagens do Galeão, com os aviões saindo dos terminais de passageiro e iniciando a decolagem pela cabeceira 10. No entanto, se você der o azar de pousar por essa cabeceira, prepare-se pra ficar uns bons 15 minutos só taxiando até o seu portão de desembarque. Eu já passei por isso e não recomendo. Especialmente se você for desembarcar no Terminal 2 ou pior, no Píer Sul.
3. 09L/27R (10L/28R) do Aeroporto de Guarulhos (SP)

O Aeroporto de Guarulhos é o mais movimentado do país e, até poucos anos atrás, era o mais movimentado da América Latina. Se você é spotter e quer fotografar uma grande variedade de aviões, o Aeroporto de Guarulhos é o seu lugar. Inclusive, é o único que recebe regularmente o gigantesco Airbus A380, além de costumar receber Boeing 747-8, Airbus A350, Boeing 777-300, entre outros pesos pesados do ar. Aliás, até o Antonov AN-225 já pousou em Guarulhos. Por isso, o aeroporto precisa de uma pista gigantesca, como a 09L/27R (que, a partir de setembro vai ser 10L/28R, como comentamos aqui no blog). Ela mede nada menos do que 3.700 metros de comprimento. Normalmente, ela só recebe aviões decolando. No entanto, o Airbus A380 da Emirates só pousa nela.
4. 16/34 do Aeroporto de Confins (MG)

Quando foi inaugurado, lá em 1986, o Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, tinha a maior pista do Brasil. Ela media 3 mil metros. No entanto, com expansões em Guarulhos, Galeão e outros aeroportos, Confins acabou perdendo o título. Recentemente, o aeroporto passou por expansões para a Copa do Mundo e, além de ampliar bastante o seu terminal, houve também uma expansão da pista. Atualmente, a pista 16/34 de Confins é a quarta maior do Brasil, com 3.600 metros de comprimento. Os maiores aviões que pousam ali de forma regular são o Airbus A330neo e Boeing 767 cargueiro. Mas, Confins recebe aviões maiores de tempos em tempos, como Boeing 747 e até o Antonov AN-124, que passou por BH duas vezes no ano passado.
5. 18/36 do Aeroporto Internacional do Recife

O ranking das pistas mais compridas do Brasil ficou apertado agora. A quinta maior pista do Brasil tem uma pequena vantagem de apenas 7 metros para a sexta maior. Com 3.307 metros, a pista 18/36 do Aeroporto Interancional do Recife é a quinta maior do país. Ela é apenas 7 metros maior que a pista 11R/29L do Aeroporto de Brasília, com seus 3.300 metros redondos. Bem, como cada metro importa, o quinto lugar fica com os pernambucanos.
O Aeroporto do Recife surgiu como uma base aérea lá na década de 1940. Mas, por estar num dos pontos mais próximos entre a América do Sul e Europa, a base aérea da capital de Pernambuco acabou se transformando em aeroporto. Os maiores aviões que costumam pousar ali são os Airbus A330neo da TAP e Boeing 767 da LATAM Cargo. No entanto, durante a pandemia, a Azul tinha voos regulares entre Viracopos e Recife com os A330, enquanto a LATAM usava o 767 ligando Guarulhos à capital de Pernambuco.
Enfim, quer saber mais curiosidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.


