Ícone do site Aviões e Músicas

Aerolito – Por que os Airbus não têm manche?

manche

A grande diferença entre a cabine de um Boeing e um Airbus de hoje, é que os Boeing têm manche, enquanto os Airbus têm sidestick. E nessa discussão interminável entre fãs de cada fabricante, o manche e o sidestick acabam entrando no meio, com defensores de todos os lados. Mas, aí que surge uma dúvida na cabeça de muita gente. Por que, desde o A320, todos os aviões da Airbus têm sidestick?

Pois é, essa é a primeira coisa que precisamos destacar. Nem todo Airbus tem sidestick. Os A300 e A310, primeiros modelos da fabricante, tinham manches. Foi a partir de 1984, quando surgiram os primeiros projetos do A320, que o manche deu lugar ao sidestick. Por quê?

Isso tem a ver com a filosofia da fabricante europeia. Querendo competir com o já bem estabelecido Boeing 737, a Airbus queria fazer um avião que fosse mais cômodo para os pilotos, comissários e passageiros. Parte da comodidade esta na facilidade de ler os instrumentos sem um manche entre o piloto e o painel. Além disso, a falta do manche deixa os pilotos usarem a famosa mesinha, a queridinha dos pilotos da Airbus!

Esses são apenas dois pontos, mas existem muitos outros que explicam por que os aviões europeus não têm manche. Quer saber quais são? Confira no vídeo abaixo!

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

Sair da versão mobile