Categorias:

Richthofen, O Barão Vermelho

Com 80 vitórias registradas, ele foi o mais temido piloto de caça da primeira guerra mundial. Seu nome batizou uma das mais famosas bandas de rock brasileira e também foi o maior inimigo do Snoopy. Então coloca mais molho de tomate no macarrão, ou faz aquele corte na picanha do churrasco ou então capricha no cuscuz e senta que lá vem estória.
Em 2 de maio de 1892, Kleinburg, perto de Breslau, (hoje é parte Wroclaw na Polônia) no estado da Prússia, nascia o segundo filho do major Albrecht Philipp Karl Julius Freiherr von Richthofen (isso é que é nome ) e sua esposa, Kunigunde von Schickfuss und Neudorff. O menino foi batizado com o nome de Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen.
Ele serviu principalmente como oficial de reconhecimento de cavalaria , enfrentando intensos combates nas frentes oriental e ocidental. Talvez ajudado por seus anos de equitação quando jovem, ele se destacou de seus colegas durante essas operações de combate, ganhando uma Cruz de Ferro por sua coragem sob fogo durante um confronto com as tropas aliadas.
Mas os tempos estavam mudando e, com eles, a maneira como as nações travavam a guerra. As trincheiras lamacentas que viriam a simbolizar a luta brutal da Primeira Guerra Mundial tornaram a cavalaria montada cada vez mais irrelevante e, a fim de encontrar uma maneira melhor de utilizar essas tropas, eles foram tirados de seus cavalos e receberam funções como mensageiros e operadores de telefonia. Em pouco tempo, o promissor Richthofen recebeu um novo comissionamento para trabalhar na área de logística e suprimentos do Exército Prussiano.
Entretanto, ele não tinha intenção de deixar a guerra para trás por uma posição mais segura supervisionando as remessas de equipamentos e suprimentos. Desanimado, ele escreveu uma carta ao seu comandante solicitando a transferência para um tipo diferente de unidade: o Serviço Aéreo Imperial Alemão. Na sua carta de transferência ele escreveu “Não fui à guerra para coletar queijo e ovos, mas para outro propósito”.
Manfred também conseguiu convencer seu irmão Lothar a fazer o mesmo, e ele também viria a se tornar um ás da aviação alemã com 40 aviões abatidos.
Em junho de 1915, Richthofen deu seu primeiro grande salto em direção à se tornar o Barão Vermelho quando seu pedido de transferência foi aprovado.