Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Por quê as luzes da cabine do avião são apagadas na hora da decolagem?

As luzes são apagadas para melhorar a sua chance de sobreviver em caso de uma evacuação em emergência.

Heim? Como assim? Como uma cabine com as luzes apagadas vai salvar minha vida?

A melhor maneira de explicar é fazendo um teste em sua casa:

Acenda a luz do seu quarto e deixe o resto da casa toda no escuro ok? Agora saia rápido do seu quarto e tente correr por outros cômodos até chegar na cozinha. O que vai acontecer na hora que você entrar no corredor escuro? Você vai parar uns segundos para que sua visão se acostume com a escuridão e só depois de algum tempo vai começar a ver as penumbras que o vão deixar seguir até a cozinha.

Agora deixe tudo apagado, até o seu quarto, e faça o mesmo teste novamente. Você vai chegar a cozinha bem mais rápido por que sua visão já vai estar acostumada com a penumbra.

Esta parada de segundos para acostumar sua visão pode ser a diferença entre viver ou morrer em caso de acidente.

Existe um outro fator importante para o apagamento das luzes (associado ao fator acima): o chão dos aviões é dotado de luzes de emergência que guiam para as saídas. Se sua visão já está acostumada com o escuro e estas pequenas luzes se acenderem, você vai enxergá-las como se fossem a avenida paulista em festa de virada de ano.

Foto: Cortesia Boeing

As aeronaves não só estão cada vez mais seguras do ponto de vista técnico, com fuselagens melhores projetadas, assentos mais resistentes e materiais a prova de fogo e tripulação melhor treinada para desastres, como também as estatísticas mostram que a taxa de sobrevivência a um desastre aéreo são melhores do que nunca.

Então caros amigos, sigam as regras de segurança e façam como eu, que já voei o equivalente a 3 idas e voltas até a lua: Prestem atenção na demonstração de segurança dos comissários. Leia o cartão de segurança. Veja onde está a saída de emergência mais próxima. Deixe para tirar os sapatos acima de 10.000 pés de altitude e nunca, nunca fique com o cinto de segurança aberto enquanto estiver sentado.

A chance de sua aeronave se acidentar é de uma em 9 milhões, mas se vier a ocorrer, as chances de sair vivo em caso de evacuação são enormes, basta seguir os procedimentos.

E o assento? Por quê tem que colocar na vertical pra pousar e decolar?

Bons voos 🙂

+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.