Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O MELHOR motor de AVIÃO

Estamos em 1995, você acordou, tomou aquele banho, foi tomar seu café, deu aquela olhadinha no jornal (lembra, aquele de papel, que deixava a sua mão preta e te informava com as notícias de ontem) olhou pela janela e disse “Acho que vou comprar um avião”.
Chegando na concessionária o vendedor te mostra o que tem no show room e depois de entrar, olhar os painéis , ver a posição de pilotar , vira para o vendedor e fala “Vou levar um B777 mas quero com banco de couro e tapete combinando”.
O vendedor feliz com a venda te pergunta “E qual motor você vai querer?”
Taí uma boa pergunta! Em alguns modelos de aeronaves o motor que vai ser usado é uma escolha de quem compra.

Hoje no B777 a escolha do motor é como a escolha da cor nos primeiros Ford modelo T, você podia escolher a cor que quisesse desde que fosse preto. No caso do B777 você pode escolher o motor de qualquer modelo e fabricante desde que seja o GE-90.
Mas em 1995 não era assim, você poderia escolher para o seu B777 entre o General Electric GE-90, o Pratt and Whitney PW4000-100 e o Rolls Royce Trent 800.

A escolha de um motor está longe de ser algo simples para uma empresa aérea. Ela envolve muitos estudos de engenharia, planejamento, financeiro e até jurídico.
De nada adianta escolher um motor mais barato se as revisões obrigatórias serão mais caras, como será o treinamento, quais peças devo manter em estoque, como é o atendimento em caso de precisar alguma peça ou até um motor inteiro com urgência e sem ter em meu estoque (AOG Aircraft on Ground), o quão complicado é para minha manutenção trabalhar nele, como funciona o suporte técnico, quais ferramentas precisarei ter, onde encontro oficinas certificadas e principalmente quanto vai custar tudo isso?
Além disso, temos o consumo de combustível que sempre foi de extrema importância em qualquer época, as condições de financiamento e os “brindes” que os fabricantes oferecem como treinamento, peças e etc.
Mas, como estamos surfando nas ondas da imaginação, vamos fazer um comparativo baseado nas informações técnicas que os fabricantes disponibilizam ao público em geral.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.